A Paróquia

7 décadas de graça e missão

A imagem que deu origem ao nome desta paróquia veio provavelmente de Portugal, no início do século passado.

No tempo da escravidão era frequente a criação de igrejas dedicadas à Nossa Senhora do Rosário, especialmente para o uso dos escravos. Foi assim que surgiu a capela de Nossa Senhora do Rosário, na rua Correia Pinto, no Centro da cidade de Lages, SC, onde hoje se encontra a agência do Bradesco.

Após a abolição da escravatura, continuava a devoção à santa, nessa mesma capela. Mas aconteceu que, a 13 de maio de 1925, nas comemorações pela data, enquanto um professor tocava alegre e festivamente os sinos para chamar o povo, especialmente a sua criançada, para a tradicional procissão, eis que a pequena torre começou a ruir. Por causa do perigo de toda a estrutura desabar, esta foi interditada e, pouco depois, demolida.

A imagem histórica foi levada à igreja dos Franciscanos, que atendiam essa capela. Lá ela continuava a ser venerada, num altar lateral, principalmente durante o mês de outubro. Essa transferência deu-se no ano de 1940.

A chegada no Bairro Coral

Em setembro de 1941 começaram as escavações para a construção de uma nova capela no povoado chamado Ponte Grande, à entrada de Lages, na estrada que ía para Curitibanos. E, no dia 9 de novembro, em Missa solene, Dom Daniel benzeu a pedra fundamental da nova construção. Em soleníssima procissão foi trazida a imagem sagrada do convento dos Freis e colocada no local que lhe seria definitivamente dedicado.

Em 1942 inaugurou se uma nova capela, com grande participação da comunidade, esta também sob os cuidados Franciscanos.

Em 1952 vieram os Padres Redentoristas e se estabeleceram no agora Bairro Coral, assumindo o atendimento. Já em maio de 1953 a mesma foi elevada à categoria de Paróquia e logo tornou-se pequena demais para tantos fiéis. Foi demolida e, em seu lugar, surgiu a imponente estrutura no estilo de chalés, aberta em 19 de julho de 1964, embora ainda faltasse seu acabamento. O primeiro Vigário foi o Pe. Fridolino Schleinkofer.


  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão

Um dia triste



Em um dia triste para o patrimônio histórico do município e para a comunidade, em 24 de novembro de 1990, o prédio foi destruído por um incêndio de grandes proporções. 


Em praticamente 1 ano uma nova estrutura foi construída no local, graças ao apoio intenso e colaboração anônima da comunidade motivada pela palavra do Senhor: "Não saiba a tua esquerda o que faz a tua direita."

Optou-se na época pela reconstrução em outro estilo, devido à urgência do local e dos custos.


Na festa da Padroeira, em outubro de 1991, a Missa já foi celebrada nesta nova igreja, embora ainda faltasse seu acabamento.


Jubilo de 70 anos


Nesse período, a Paróquia soma diversos trabalhos pastorais que fazem a diferença na vida das pessoas. São 70 anos de caminhada como paróquia e nesse período todo foram inúmeras histórias, personagens e momentos marcantes como a criação da Escola Nossa Senhora do Rosário, em 1954, um grande feito para os moradores da região.


Que Nossa Senhora do Rosário interceda junto a Jesus para que nossa caminhada como Igreja continue sempre abençoada e forte na missão de evangelizar.



Instituição

24 de maio de 1953

Comunidades

15

Pertencente à

Diocese de Lages

Aos cuidados

Congregação Redentorista

Presbíteros:

"Lugar santo, casa de oração e meditação, onde paramos e elevamos nos pensamentos a Deus. Padres atenciosos que atendem ao povo sofrido sempre com muita dedicação. Missas lindas, cheia de muita esperança e fé ao criador. Louvemos sempre! Amém."
Silvio Andrade farias Farias
"Gosto muito das missas, me sinto muito bem como se eu estivesse flutuando e sozinha na igreja com Jesus, amém."
Roselei Melo